segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Sexualidade no meio escolar




Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, sexualidade, é tido como um tema transversal no ensino, juntamente com tópicos como ética e cultura, a presença desses temas em sala de aula, vem de encontro ao trabalho social realizado pelas escolas, as quais, inseridas na sociedade atual, tem o trabalho não só de passar o conteúdo programático, mas também, de contribuir na formação de cidadãos conscientes e participativos. Por ser um tema muitas vezes "espinhoso", muitos professores, assumem não ser de sua alçada tratar deles em sala de aula, ou muitas vezes atribuem erroneamente a função ao professor de biologia. Contudo, ninguem melhor que o professor, para dizer o quanto as questões pertinentes à sexualidade interferem na vida dos jovens e o quanto estão presentes no dia-a-dia das escolas, sendo assim, é tarefa do professor, também se atualizar dessas questões, pesquisar, estudar sobre, para que então, seja capaz de direcionar corretamente seus aprendizes.

Pensando nisso, e tendo consciência dessa realidade, o projeto então se propôs a elencar uma série de atividades pertinentes ao tema sexualidade, e que podem ser trabalhadas em sala de aula, sem ocupar muito tempo, mas mesmo assim, contribuindo para o aprendizado e formação dos alunos.

Atividade da Caixa


A caixa da sexualidade, tem como objetivo, sanar dúvidas dos alunos, a ideia aqui, é que o professor, construa sua própria caixa e a decore, feito isso, ele irá deixá-la em algum lugar na sala de aula, para que os alunos possam então depositar perguntas anonimamente, depois do período letivo, o professor poderia então ler as perguntas, e respondê-las depois de uma pesquisa ao início de suas aulas, esclarecendo as dúvidas para toda a sala, sem constranger o aluno que a fez anonimamente.

O materiais utlizados são básicos, uma caixa de sapato, tesoura, e itens de decoração. A tesoura servirá para abrir o furo na tampa da caixa, onde poderão ser depositadas as perguntas escritas em pedaços de papel, os itens de decoração, servirão para embelzar a caixa, daí se vale da criatividade do professor, utilize lantejoulas, glitter, acrescente ilustrações, etc.

Com relaçao às perguntas, o professor poderá se deparar com questões das mais diversas, desde DST's até masturbação, vai do professor se mostrar disposto e ter a coragem de sanar essas dúvidas dos jovens.

Atividade da Máscara


Nessa atividade será trabalhada a questão da identidade pessoal, ou seja, como os alunos se enxergam, a ideia aqui, é que através da decoração da máscara, o aluno exprima o que sente, por exemplo, alunos tímidos, tendem à decorar mais suas máscaras, fazê-las mais chamativas, como uma maneira de se expressar artisticamente.

Os materiais são básicos também, palitos de churrasco, papelão, cola e materiais de decoração. Os palitos de churrasco servirão como suporte da máscara de papelão, a máscara por sua vez, terá as formas e decoração que o aluno quiser, afinal, o objetivo aqui é que ele se expresse.

Construídas as máscaras, coloque marchinhas de carnaval para tocar e peça para os alunos circularem pela sala, como um legítimo baile de máscaras, depois de um tempo, peça para que estes parem e se organizem em um círculo de debate, nessa etapa, o professor pedirá para que o aluno descreva a máscara do colega que está ao seu lado no círculo, peça para que eles tentem também, elencar características do comportamento do colega expressas na máscara, contribuindo não só para a interação entre os jovens, mas também para sua capacidade de associação e interpretação.

Quer mais?

"Uma proposta de Educação em Sexualidade para Escolas Estaduais do Grande ABC", se trata de um outro projeto de extensão também promovido dentro da Universidade Federal do ABC, como o nome da atividade já denuncia, ele é voltado exatamente para o assunto aqui tratado, sexualidade, e como lidar com a mesma em sala de aula. Para mais dinâmicas e atividades, acesse o blog do projeto logo abaixo: 

https://sites.google.com/site/sexualidadeufabc/home

Dúvidas e sugestões envie um e-mail pra gente: producaodemateriaisdidaticos@gmail.com

Produção de Materiais Didáticos, UFABC.

Vinicius da Cunha.