A dinâmica do contato, corresponde aos conteúdos correlatos ao ensino da sexualidade no ensino fundamental e médio, caracterizados como temas transversais ou então inseridos às aulas de biologia. Seu foco principal está na conscientização dos alunos com relação às DST's, e da maneira como ocorre o contágio, dando espaço para a abertura de debates pertinentes aos métodos de prevenção, como o uso das camisinhas (feminina e masculina), e os modernos PREPs.
A dinâmica é bem simples e pode ser realizada como forma de quebrar o gelo no primeiro dia de aula, aumentando a interatividade entre os colegas e entre professor e aulos. Vai ser preciso:
- Pedaço de papel cartão colorido (Verde, Amarelo e Vermelho);
- Folhas sulfite para cada um dos alunos;
- Lápis de cor (Verde, amarelo e vermelho, para cada aluno).
Primeiro o professor irá precisar recortar pequenos pedaços do papel cartão de acordo com o número de alunos em sua sala, e de acordo com a proporção das cores. Sugerimos que 70% dos cartões sejam verdes, 20% sejam amarelos e 10% sejam vermelhos. Seguindo a proporção abaixo.
Em uma sala com 40 alunos então, seriam: 28 cartões verdes, 8 cartões amarelos e 4 cartões vermelhos.
O professor irá depositar estes cartões em um saco, e irá pedir para cada um dos alunos retirar um, gravar a cor e guardar no bolso. Cada aluno precisará ter consigo um pedaço de folha sulfite, e lápis de cor com das 3 cores (eles podem emprestar uns aos outros na hora).
Tendo isso, comece a brincadeira, coloque alguma música agitada, e fale para os alunos dançarem, interagirem uns com os outros. Depois de certo tempo, pare a música, e fale para estes assinalarem a cor que retiraram no papel do colega que estiver ao seu lado, ou com quem está dançando/conversando.
Repita o processo, desta vez, os alunos precisarão colocar a cor que possuíam no início e aquela que eles receberam no primeiro contato. Repita este processo mais duas vezes, alertando os alunos à não marcarem o mesmo colega mais de uma vez.
Ao final da brincadeira, cada aluno possuirá várias cores em sua folha sulfite, e é neste momento onde o professor irá revelar o significado de cada cor.
O verde significa as pessoas que não são portadoras de nenhuma DST. O amarelo se refere às pessoas com DST's comuns, como sífilis, gonorreia, candidíase. Aqueles que possuem o cartão vermelho, por sua vez, são portadores de HIV. Peça para os alunos verificarem as cores que possuíam no final, e organize na lousa a proporção de alunos os quais depois das cinco rodadas, haviam recebido cores amarelas ou vermelhas, ou que então continuavam apenas com cores verdes.
A proporção de alunos "infectados", terá crescido, e a partir disso, é possível alertá-los sobre o quão fácil o contágio se dá. Tendo isso, indague-os com relação aos métodos de proteção, à sobre como não contrair doenças sexualmente transmissíveis, aproveite o momento para tirar dúvidas dos alunos, muitas vezes carentes de informações precisas sobre estas questões ainda consideradas Taboo em nossa sociedade.