Segundo parte dos docentes presentes no curso, uma das principais dificuldades dos alunos no ensino fundamental nas aulas de matemática, está no aprendizado das frações. Saber aplicar e diferenciar frações é algo imprescindível para o aluno, pois é algo aplicável à todos campos da ciência. Na matemática, aprendemos frações como um avanço do método de divisão, e posteriormente como um embrião da porcentagem, aplicada à matemática financeira. Na física, o sistema de frações pode estar inserido em exercícios que envolvam o cálculo de volumes, dimensões de um plano e etc.
Na biologia, as frações podem estar presentes no cálculo de populações, na análise de impactos e temas recorrentes. Na química as frações estão presentes nos cálculos estequiométricos, e no laboratório, se apresentam entre formas de medidas dos produtos à serem utilizados nas reações.
O jogo em si, funciona da mesma maneira do dominó usual, contudo, nesta versão os jogadores deverão relacionar a forma fracionada em número como 2/8 com sua representação em desenho.
Sendo assim, cada jogador irá receber, sete peças, e como em um dominó comum quem completar os pares mais rápido com as peças que possui em mãos será o vencedor.
O jogo poder ser facilmente confeccionado tanto á mão, quanto pelo computador, os alunos podem ser responsáveis por recortar as peças e colorir as casas ocupadas pela fração.
Por que você professor também não aplica em sala de aula? Este é um interessante método de aprendizado que pode servir como uma poderosa ferramenta no ensino das tão temidas frações. Compartilhe a ideia!
Equipe responsável:
Coordenação: Profa. Dra. Mirian Pacheco Silva
Colaboração: Prof. Dr. Evonir Albrecht
Mestranda: Josilda dos Santos Nascimento Mesquita
Bolsistas: Vinicius da Cunha Alves de Araújo e Natalia Uehara
Nenhum comentário:
Postar um comentário