O tangram ambém conhecido como jogo das sete peças, se baseia em uma espécie de quebra cabeças formado por sete componentes: 5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo. Segundo a Enciclopédia do Tangran, é possível se formar mais de 1700 figuras, apenas combinando estas sete pecinhas. Mas de que maneira isso pode se aplicar na educação de crianças?
Simples, partimos da proposta de formarmos imagens de animais, como gatos, pássaros e outros. O desafio de formar as imagens acaba por desenvolver o raciocínio do aluno, além disso, quando este já estives familiarizado com as peças, muitos dos conceitos matemáticos serão muito mais simples de serem compreendidos, principalmente o da geometria.
Uma boa proposta também, está na divisão da sala em pequenos grupos, incentive a colaboação entre os alunos e os desafie com a montagem das figuras, a troca de saberes em torno de um objetivo acaba por não só fomentar um saber, como também boas relações entre as crianças.
Incentive seus alunos com mais essa proposta! Aplique o tangram em sala de aula, e acompanhe o que pode ser gerado através disso.
Equipe responsável:
Coordenação: Profa. Dra. Mirian Pacheco Silva
Colaboração: Prof. Dr. Evonir Albrecht
Mestranda: Josilda dos Santos Nascimento Mesquita
Bolsistas: Vinicius da Cunha Alves de Araújo e Natalia Uehara
Nenhum comentário:
Postar um comentário