segunda-feira, 8 de setembro de 2014

A Física em todos os lugares - A Caixa Preta

A chamada caixa preta, foi uma das atividades propostas em nosso projeto durante sua continuidade, a ação em primeira instância de cunho apenas físico, pode sim interagir com outras matérias, e é isso o que vamos mostrar.

Os materiais utilizados são simples, e de baixo custo, acompanhe:
- 1 caixa de sapato;
- Uma folha do tipo vegetal (ou de qualquer material que permita a passagem de luz, como folha de pão)
- Tinta guache preta;
- Pincel;
- Fita adesiva;
- Tesoura ou estilete;
- Saco de lixo preto.

Mas como fazer?

O primeiro passo é fazer um quadrado de tamanho médio em uma das paredes da caixa com um estilete ou tesura, de preferância realize o corte em uma das extremidades mais distantes uma da outra, o resultado será mais eficaz.


Agora o próximo passo é pintar todo o interior da caixa com a tinta guache preta, a intenção é cobrir todos os espaços em marrom claro do papelão e deixá-la o mais escura possível. Cubra todos os espaços, inclusive da tampa.


Espere secar a tinta e então já podemos recortar o papel vegetal de maneira que ele possa cobrir o quadrado aberto com estilete inicialmente, fixe ele com a fita adesiva.

Na extremidade oposta à tela de papel vegetal abra um pequeno furo com a tesoura, ou uma caneta, a intenção é que a luz possa trespassar esse furo. Assim a caixa preta está pronta, vamos testar? Posicione seus olhos sobre a tela de papel vegetal e então olhe para algum foco de luz como uma janela. Utilize o saco de lixo para vedar ainda mais a passagem de luz em torno de você.

A luz que entra pelo furinho formará uma imagem invertida no papel vegetal, isso explicita uma série de conceitos muito interessantes que citaremos adiante, para tornar o experimento ainda mais eficaz, chame um amigo e paça para que ele acene de frente para a janela.

mas o que tal experimento me diz? Como eu posso aplicar em sala de aula? A resposta está relacionada aos conceitos das Leis de Reflexão da física óptica, assunto abordado no segundo ano do ensino médio, junto com conceitos de espelhos e propagação da luz.
No campo matemático, tais conhecimentos também podem ser explorados como o fato da luz se propagar em linha reta, podemos relacionar a chegada da imagem as olhos à figuras geométricas e trigonometria.
Na biologia, pode ser explanado como nosso globo ocular responde à chegada de luz, e como os mecanismos da visão se dão.
A proposta é simples, e se otimizada, pode ser realizada em apenas uma aula de 50 minutos, divida a sala em grupos, e ajude na confecção do material, concluído isso, podemos desafiar os alunos, a explicitar de que maneira tal atividade se relaciona com o que eles estão aprendendo. Aplique em sala e divulgue mais essa ideia.

Equipe responsável:
Coordenação: Profa. Dra. Mirian Pacheco Silva
Colaboração: Prof. Dr. Evonir Albrecht
Mestranda: Josilda dos Santos Nascimento Mesquita
Bolsistas: Vinicius da Cunha Alves de Araújo e Natalia Uehara

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