segunda-feira, 8 de setembro de 2014

As relações de competição: Caça-caçador

Uma dinâmica bem interessante que pode ser explorada na escola, principalmente nas aulas de biologia, está em uma atividade simples nomeada e aplicada pelo projeto como Caça-Caçador. Ela consiste na atribuição de imagens de animais para os participantes, os quais precisam encontrar em uma epécie de pega-pega quem seria seu alimento, em uma cadeia alimentar comum.

Na imagem acima, uma das participantes de nosso projeto, a Sara, representa as plantas, neste caso ela seria consumida por ulgum inseto, por exemplo, o Gafanhoto. Neste caso, as imagens e o nome dos animais foi impresso em papel sulfite, mas em sala de aula, pode ser proposto que os alunos desenhem os animais de toda a cadeia para deipois brincar.


Dado início ao jogo, os consumidores, como a águia, precisam procurar suas caças, como o sapo, ao capturar a pessoa com a imagem de seu alimento, o consumidor recolhe a folha e então segue na perseguição. Ao fim do jogo, quem possuir mais folhas de papel (as quais se encaixem na alimentação do animal) é o vencedor.
Tal atividade, pode ser aplicada em outros ramos, como o de administração, em uma possível simulação do mercado consumidor por exemplo. Com tal jogo, muitos conceitos podem ser explorados, e a interação física dos alunos, levará a otimização do conhecimento.
Aplique essa ideia em suas aulas, amplie as regras e melhore ainda mais a dinâmica, introduzindo bactérias por exemplo, como decompositores, em salas grandes, o jogo pode tomar proporções ainda mais interessantes.

Equipe responsável:
Coordenação: Profa. Dra. Mirian Pacheco Silva
Colaboração: Prof. Dr. Evonir Albrecht
Mestranda: Josilda dos Santos Nascimento Mesquita
Bolsistas: Vinicius da Cunha Alves de Araújo e Natalia Uehara

Nenhum comentário:

Postar um comentário