segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Conceito aplicado: Dominó na sala de aula

O dominó como conhecemos hoje foi inventado aproximadamente dois séculos antes do nascimento de cristo por um soldado Chinês chamado Hung Ming, o jogo já passou por diversas transformações inclusive no material de suas peças ao longo dos anos, sendo que no início ele era feito de ossos ou marfim.
Trazendo o conceito desse jogo presente em nosso cotidiano para a sala de aula, podemos relacioná-los ao conceito matemático da soma em equações de primeiro grau. A prática é bastante simples, observe uma peça já pronta:

Essa é mais uma das vertentes dos jogos, dominó de frações e dominó de ângulos já apresentados aqui no blog, a mudança no jogo foi proposta por três de nossos participante Valdemiro, Cristiane e Karina, os quais são professores do sistema estadual de ensino, levaram a proposta com suas modificações para a sala de aula, mostrando a versatilidade de tudo o que é mostrado na oficina.
Estes na foto acima, são os professores relatando suas experiências, o que o Valdemiro segura, faz parte de um outro jogo também sugerido por eles o dos sólidos de massinha e palito. Além de modificar a abordagem do jogo, os professores optaram por imprimir parte da frente das peças e colá-las em EVA, a dinâmica foi aplicada durante duas aulas de matemática do ensino fundamental II e contribuiu para a assimilação dos alunos, do conteúdo.
Quer saber como faz? Visite nossas publicações mais antigas:




Equipe responsável:
Coordenação: Profa. Dra. Mirian Pacheco Silva
Colaboração: Prof. Dr. Evonir Albrecht
Mestranda: Josilda dos Santos Nascimento Mesquita
Bolsistas: Vinicius da Cunha Alves de Araújo e Natalia Uehara

Nenhum comentário:

Postar um comentário